REGULAMENTO PARA GINCANA LITERÁRIA


GINCANA LITERÁRIA 

 PROJETO GUISADO DA LEITURA
Escola de Ensino Fundamental Francisco Mendes e Silva
Disciplina: Literatura, Língua Portuguesa, Arte Educação

Público Alvo: Alunos do 1º ao 9º ano

Tema: Gêneros literários e escritores trabalhados no projeto guisado da leitura durante o ano.


            Entre nesse guisado, cheio de aventuras. Onde o principal ingrediente é o LIVRO. Aumente o seu conhecimento, conheça outro mundo a partir da primeira página, onde a fantasia, os sonhos, a cultura e a felicidade se encontram.

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REGULAMENTO GERAL DA GINCANA LITERÁRIA DO PROJETO GUISADO DA LEITURA

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o gosto pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levar à descoberta do prazer que a leitura proporciona.
  • Conhecer escritores e sua importância e contribuição para a literatura brasileira e mundial.
  • Exercitar a solidariedade, respeitando uns aos outros.

  • Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;

  • Desenvolver aspectos culturais, lúdicos, sociais e comunitários.

  • Desenvolver a imaginação criadora, nos mais variados tipos de arte como: música, dança poesia, desenhos unindo o lúdico ao pedagógico  e promovendo a aprendizagem e novos  conhecimentos.

  • Exercitar o espírito de liderança e motivação.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1    Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA Literária da Escola de ensino fundamental Francisco Mendes e Silva e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção e coordenação da escola. O mesmo será publicado no face book e blog da escola.
1.2    A escola realizará esta gincana para encerramento do projeto guisado da leitura.

1.3    A Gincana envolverá os alunos, professores e funcionários dos turnos manhã, tarde e noite, sendo as equipes formadas por turmas dos respectivos turnos.

1.4    Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estará sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.


2. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

A gincana será realizada no dia 16 de dezembro de 2013, a partir das 8:00 horas da manhã na quadra poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental Francisco Mendes E Silva.

3. DA PARTICIPAÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES

3.1 Cada equipe inscrita deverá ser composta por quinze alunos da escola e de qualquer turma, todos tendo lido acima de 10 livros até outubro de 2013, observando que a equipe formada pela maior diversidade de turmas ganhará pontos.

3.2 As equipes inscritas comprometem-se a cumprir todas as determinações desse regulamento. Será obrigatória a presença e a permanência dos componentes das equipes durante todo o evento.

3.3 Cada equipe será identificada através de uma cor a ser sorteada no ato da inscrição, devendo com isto procurar meios para identificação de seus integrantes mediante a cor da equipe.

3.4 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela confecção de nenhum tipo de identificação das equipes.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1.  As inscrições das equipes serão feita a partir do dia ___ de novembro, nas dependências da escola;

 4.2. Cada equipe deverá indicar, no ato da inscrição, dentre os componentes, dois líderes, que deverão responsabilizar-se pela entrega das tarefas, pelo desempenho e harmonia da equipe, bem como na execução das tarefas.

5. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

5.1. Compõem a Comissão Organizadora: Maria Fabiana Sousa (diretora), Cristiane Ferreira Arrais (coordenadora 1º ao 5º ano), Rita de Cassia Cordeiro (coordenadora 6º ao 9º ano), Antonia Maria do Carmo Soares e Marciana Andrade.

5.2. São atribuições da Comissão Organizadora:
• Preparar o Regulamento;
• Preparar as tarefas da gincana.

• Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola.
• Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
• Estabelecer horário relacionado à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes. .
• Selecionar a equipe de jurados, que deverá ser formada por seis integrantes.
• Divulgar o resultado final da Gincana.

6. DAS TAREFAS

6.1 As tarefas da  Gincana Literária– serão baseadas na leitura de livros indicados projeto guisado da leitura.

 6.2. As equipes competirão, entre si, sendo os iniciantes determinados por sorteio.

6.3. A gincana terá os seguintes tipos de tarefas

Tarefas preestabelecidas
Ø     caracterizar uma das personagens de um dos livros lidos, de forma a serem facilmente identificadas;
Ø     recitação de uma das histórias lidas em cordel por um dos membros da equipe;
Ø     fazer a Reprodução de uma das história em quadrinhos lidas em cartaz, de preferência curta.
Ø     Escolher um livro para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar uma propaganda divulgando-o. Selecionar para isso lições que se possam aprender da história;
Ø     Fazer uma recitação de um poema de patativa do Assaré;
Ø     Fazer uma recitação de uma poesia  de Vinícius de Moraes.

Tarefas intermediárias
Ø   Perguntas e respostas sobre os gêneros e escritores trabalhados.
Ø   .O coordenador da tarefa fará o sorteio da pergunta, que será lida em voz alta por ele e logo após ele disser "Valendo", aquele que tocar a sineta primeira, responde. Para cada resposta correta a equipe ganhará 10 pontos. Caso erre tem a chance de responder outra equipe que chegar primeiro depois do comando do coordenador “Valendo”, e assim por diante.
Ø   Cada equipe receberá o nome de uma obra da Literatura Brasileira, que será sorteada no momento da prova. Um dos componentes escolhido previamente será o mímico, que deverá através da mímica fazer com que os outros componentes da equipe adivinhem o nome da obra. É proibido ao mímico falar ou mover os lábios. Caso isso aconteça a equipe perde os pontos da tarefa em questão. Esta tarefa vale 50 pontos para as equipes que acertarem o nome da obra.

 Tarefas relâmpago
Ø    Serão divulgadas no dia da gincana.

  6.4. Quesitos para julgamento das tarefas preestabelecidas:
> organização;
> pontualidade;
> originalidade.

6.5. Para a realização das tarefas , as equipes deverão escolher previamente um representante para cada uma das tarefas.

6.7 As equipes terão o tempo de 5 minutos para responder as questões das tarefas relâmpagos que serão feitas na prova de perguntas e respostas para desempate.

7. DA PONTUAÇÃO:

7.1. Serão pontuadas as equipes que realizarem as tarefas preestabelecidas exigidas no prazo e horários determinados (10min.)
7.2.  Cada prova estipulada vale 10 pontos;
7.3.  À falta de organização e pontualidade das equipes serão retirados 3 pontos em cada prova;
7.4.  À equipe mais organizada e animada será aplicado o prêmio bônus de 20 pontos;
7.5.  A equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova em questão;
7.6. Em caso de empate serão realizadas tarefas relâmpago de perguntas e respostas;
7.8. A equipe que comparecer com 100% de participantes terá a bonificação de 10 pontos;

8.  DA COMISSÃO JULGADORA

8.1.            A comissão julgadora poderá ser formada por professores, funcionários da escola e convidados.

8.2.            Por motivos de segurança os nomes dos integrantes desta comissão só serão divulgados no dia das apresentações das provas.

8.3.            São atribuições da Comissão Julgadora:

Ø     Determinar a pontuação a ser retirada da equipe que cometer qualquer infração no regulamento.

Ø     Avaliar toda atividade desenvolvida pelas equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor pré estabelecido para cada atividade.

9.       DA PREMIAÇÃO

Serão premiados todos os componentes da equipe vencedora (apenas o primeiro lugar), com uma caixa de chocolate e um dia de lazer com um guisado no Sítio Zé Linard.

10. DAS PENALIDADES

 As equipes poderão perder pontos  no caso de:

10.1. Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma. – 5 pontos

10.2. Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Julgadora).

10.3. Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa. -5 pontos.

10.4. Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da escola ou à boa imagem do evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).

10.5. Não será permitido o uso de roupas transparentes, com barriga de fora, minissaia, shortinhos curto, decotes muito ousados pelos integrantes das equipes, inclusive durantes as apresentações.

11. DOS LIDERES DE EQUIPES

11.1. Os lideres de equipe devem manter todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, deleguem funções, reúnam-se, discutam estratégias de atuação etc.
11.2.Somente os Lideres das equipes terá acesso à Comissão Organizadora, para dirigir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.

12. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

12.1. Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.
12.2. Respeitar o regulamento desta Gincana

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos nesse regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora e resolvidos no dia da competição.



 Ficha de avaliação das tarefas

TAREFAS
LARANJA
VERMELHA
AZUL
VERDE
BRANCA
T.1-100% de Presença da Equipe (10)





T.2-Equipe com maior diversidade de turmas (10)





T.3- Maior quantidade de alunos na torcida (10)





T.4 - Apresentação de poesia ou música de incentivo a leitura (5-10)





T.5- Caracterização de personagem dos livros lidos (5-10)





Rodada de Perguntas e respostas  (10)





Relâmpago 1 : Formar uma frase com as palavras dadas mais rapidamente (10)






T.6- Recitação de uma história em cordel (5-10)





T.7- Recitação de poesia de Patativa do Assaré (5-10)





T.8-Recitação de poesia de Vinícius de Morais (5-10)





Rodada de perguntas e respostas (10)





Relâmpago 2 : cada equipe deverá em 5 minutos apresentar um professor e um aluno para falar de um livro lido (10)






T.9- Reprodução de uma história em quadrinhos (5-10)





T.10- Torcida com maior quantidade de livros literários (10)





T.11- Contação de lenda indígena ou folclórica pela família (5-10)





T.12- Propaganda de um livro literário (5-10)





Rodada de perguntas e respostas (10)





Relâmpago 3 : Apresentar um aluno da torcida para contar uma piada ou adivinha (10)





T.13-Mímica do nome da obra literária (10)





Rodada de Perguntas e respostas





Relâmpago 4 : Escolher um aluno da torcida para apresentar a mesa julgadora
A mesa verificar qual leu a maior quantidade de livros no fichário (10)






Equipe mais organizada (10)





Torcida mais animada (10)





Falta de organização da equipe (-3)





Falta de organização da torcida (-3)





Ultrapassar tempo estabelecido (-5)






TOTAL DE PONTOS








Assinatura do jurado:___________________




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