GINCANA LITERÁRIA
PROJETO GUISADO DA LEITURA
PROJETO GUISADO DA LEITURA
Escola de Ensino Fundamental Francisco Mendes e
Silva
Disciplina: Literatura, Língua Portuguesa, Arte Educação
Disciplina: Literatura, Língua Portuguesa, Arte Educação
Público Alvo: Alunos do 1º ao 9º ano
Tema: Gêneros literários e escritores trabalhados no
projeto guisado da leitura durante o
ano.
Entre nesse
guisado, cheio de aventuras. Onde o principal ingrediente é o LIVRO. Aumente o
seu conhecimento, conheça outro mundo a partir da primeira página, onde a
fantasia, os sonhos, a cultura e a felicidade se encontram.
.
REGULAMENTO GERAL DA GINCANA LITERÁRIA
DO PROJETO GUISADO DA LEITURA
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o gosto pela leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levar à descoberta do prazer que a leitura proporciona.
- Conhecer escritores e sua importância e contribuição para a literatura brasileira e mundial.
- Exercitar a solidariedade, respeitando uns aos outros.
- Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
- Desenvolver aspectos culturais, lúdicos, sociais e comunitários.
- Desenvolver a imaginação criadora, nos mais variados tipos de arte como: música, dança poesia, desenhos unindo o lúdico ao pedagógico e promovendo a aprendizagem e novos conhecimentos.
- Exercitar o espírito de liderança e motivação.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 Este
Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA Literária da Escola de ensino
fundamental Francisco Mendes e Silva e foi elaborado pela Comissão
Organizadora, especialmente instituída pela direção e coordenação da escola. O
mesmo será publicado no face book e blog da escola.
1.2 A
escola realizará esta gincana para encerramento do projeto guisado da leitura.
1.3 A
Gincana envolverá os alunos, professores e funcionários dos turnos manhã, tarde
e noite, sendo as equipes formadas por turmas dos respectivos turnos.
1.4 Todas
as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estará sujeitas às
condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento
deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do
mesmo, com o apoio imperioso das equipes.
2. DA DATA E LOCAIS
DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
A gincana será realizada no dia 16 de dezembro de 2013, a partir das 8:00
horas da manhã na quadra poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental
Francisco Mendes E Silva.
3. DA PARTICIPAÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
3.1 Cada equipe
inscrita deverá ser composta por quinze alunos da escola e de qualquer turma,
todos tendo lido acima de 10 livros até outubro de 2013, observando que a
equipe formada pela maior diversidade de turmas ganhará pontos.
3.2 As equipes inscritas comprometem-se a cumprir todas as determinações desse regulamento. Será obrigatória a presença e a permanência dos componentes das equipes durante todo o evento.
3.3 Cada equipe será identificada através de uma cor a ser sorteada no ato da inscrição, devendo com isto procurar meios para identificação de seus integrantes mediante a cor da equipe.
3.4 A Comissão
Organizadora não se responsabiliza pela confecção de nenhum tipo de
identificação das equipes.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. As inscrições das equipes serão feita a partir
do dia ___ de novembro, nas dependências da escola;
4.2. Cada equipe deverá indicar, no ato da inscrição, dentre os
componentes, dois líderes, que deverão responsabilizar-se pela entrega das
tarefas, pelo desempenho e harmonia da equipe, bem como na execução das
tarefas.
5. DA COMISSÃO
ORGANIZADORA
5.1. Compõem a
Comissão Organizadora: Maria Fabiana Sousa (diretora), Cristiane Ferreira
Arrais (coordenadora 1º ao 5º ano), Rita de Cassia Cordeiro (coordenadora 6º ao
9º ano), Antonia Maria do Carmo Soares e Marciana Andrade.
5.2. São atribuições da Comissão Organizadora:
• Preparar o Regulamento;
• Preparar as tarefas da gincana.
• Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola.
• Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação
do regulamento.
• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
• Estabelecer horário relacionado à execução da gincana e,
por sorteio, a ordem de chamada das equipes. .
• Selecionar a equipe de jurados, que deverá ser formada por
seis integrantes.
• Divulgar o resultado final da Gincana.
6. DAS TAREFAS
6.1 As tarefas da Gincana Literária– serão baseadas na leitura de livros indicados projeto guisado da leitura.
6.2. As equipes competirão, entre si,
sendo os iniciantes determinados por sorteio.
6.3. A gincana terá os seguintes tipos de tarefas
Tarefas preestabelecidas
Ø
caracterizar uma das personagens de um dos
livros lidos, de forma a serem facilmente identificadas;
Ø
recitação de uma das histórias lidas em cordel
por um dos membros da equipe;
Ø
fazer a Reprodução de uma das história em
quadrinhos lidas em cartaz, de preferência curta.
Ø
Escolher um livro para ser alvo de uma campanha
publicitária. Elaborar uma propaganda divulgando-o. Selecionar para isso lições
que se possam aprender da história;
Ø
Fazer uma recitação de um poema de patativa
do Assaré;
Ø
Fazer uma recitação de uma poesia de Vinícius de Moraes.
Tarefas intermediárias
Ø
Perguntas e respostas sobre os gêneros e
escritores trabalhados.
Ø
.O
coordenador da tarefa fará o sorteio da pergunta, que será lida em voz alta por
ele e logo após ele disser "Valendo", aquele que tocar a sineta
primeira, responde. Para cada resposta correta a equipe ganhará 10 pontos. Caso
erre tem a chance de responder outra equipe que chegar primeiro depois do
comando do coordenador “Valendo”, e assim por diante.
Ø
Cada
equipe receberá o nome de uma obra da Literatura Brasileira, que será sorteada
no momento da prova. Um dos componentes escolhido previamente será o mímico,
que deverá através da mímica fazer com que os outros componentes da equipe
adivinhem o nome da obra. É proibido ao mímico falar ou mover os lábios. Caso
isso aconteça a equipe perde os pontos da tarefa em questão. Esta tarefa vale
50 pontos para as equipes que acertarem o nome da obra.
Tarefas relâmpago
Ø
Serão divulgadas no dia da gincana.
> organização;
> pontualidade;
> originalidade.
> pontualidade;
> originalidade.
6.5. Para a realização das tarefas , as equipes
deverão escolher previamente um representante para cada uma das tarefas.
6.7 As equipes terão o tempo de 5 minutos para
responder as questões das tarefas relâmpagos que serão feitas na prova de
perguntas e respostas para desempate.
7. DA PONTUAÇÃO:
7.1. Serão pontuadas as equipes que realizarem as tarefas preestabelecidas exigidas no prazo e horários determinados (10min.)
7.2. Cada prova estipulada vale 10 pontos;
7.3. À falta de organização e pontualidade das
equipes serão retirados 3 pontos em cada prova;
7.4. À equipe mais organizada e animada será aplicado o prêmio bônus de 20 pontos;
7.5. A equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova em questão;
7.6. Em caso de empate serão realizadas tarefas relâmpago de perguntas e respostas;
7.8. A equipe que comparecer com 100% de participantes terá a bonificação de 10 pontos;
7.4. À equipe mais organizada e animada será aplicado o prêmio bônus de 20 pontos;
7.5. A equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova em questão;
7.6. Em caso de empate serão realizadas tarefas relâmpago de perguntas e respostas;
7.8. A equipe que comparecer com 100% de participantes terá a bonificação de 10 pontos;
8. DA COMISSÃO JULGADORA
8.1.
A comissão julgadora poderá ser formada por
professores, funcionários da escola e convidados.
8.2.
Por motivos de segurança os nomes dos integrantes
desta comissão só serão divulgados no dia das apresentações das provas.
8.3.
São atribuições da Comissão Julgadora:
Ø
Determinar a pontuação a ser retirada da equipe
que cometer qualquer infração no regulamento.
Ø
Avaliar toda atividade desenvolvida pelas
equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor pré
estabelecido para cada atividade.
9. DA PREMIAÇÃO
Serão premiados todos os componentes da equipe vencedora (apenas o primeiro lugar), com uma caixa de chocolate e um dia de lazer com um guisado no Sítio Zé Linard.
Serão premiados todos os componentes da equipe vencedora (apenas o primeiro lugar), com uma caixa de chocolate e um dia de lazer com um guisado no Sítio Zé Linard.
10. DAS PENALIDADES
As equipes poderão
perder pontos no caso de:
10.1. Ultrapassar
o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa
dos pontos correspondentes a mesma. – 5 pontos
10.2. Atrapalhar
as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho):
pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão
Organizadora e Julgadora).
10.3. Ultrapassar
o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa. -5 pontos.
10.4. Ocorrer
comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira
este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da escola ou à boa imagem do
evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
10.5. Não será
permitido o uso de roupas transparentes, com barriga de fora, minissaia,
shortinhos curto, decotes muito ousados pelos integrantes das equipes,
inclusive durantes as apresentações.
11. DOS LIDERES DE
EQUIPES
11.1. Os lideres
de equipe devem manter todos de sua equipe a par de tudo o que estiver
acontecendo, deleguem funções, reúnam-se, discutam estratégias de atuação etc.
11.2.Somente os Lideres
das equipes terá acesso à Comissão Organizadora, para dirigir dúvidas, quando
da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.
12. DAS OBRIGAÇÕES
DAS EQUIPES
12.1. Preparar-se
e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o
apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.
12.2. Respeitar o
regulamento desta Gincana
13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Os casos omissos nesse regulamento serão analisados pela
Comissão Organizadora e resolvidos no dia da competição.
Ficha
de avaliação das tarefas
TAREFAS
|
LARANJA
|
VERMELHA
|
AZUL
|
VERDE
|
BRANCA
|
T.1-100% de
Presença da Equipe (10)
|
|||||
T.2-Equipe com
maior diversidade de turmas (10)
|
|||||
T.3- Maior
quantidade de alunos na torcida (10)
|
|||||
T.4 -
Apresentação de poesia ou música de incentivo a leitura (5-10)
|
|||||
T.5-
Caracterização de personagem dos livros lidos (5-10)
|
|||||
Rodada de Perguntas
e respostas (10)
|
|||||
Relâmpago 1 :
Formar uma frase com as palavras dadas mais rapidamente (10)
|
|||||
T.6- Recitação de uma história em cordel (5-10)
|
|||||
T.7- Recitação
de poesia de Patativa do Assaré (5-10)
|
|||||
T.8-Recitação
de poesia de Vinícius de Morais (5-10)
|
|||||
Rodada de perguntas
e respostas (10)
|
|||||
Relâmpago 2 :
cada equipe deverá em 5 minutos apresentar um professor e um aluno para falar
de um livro lido (10)
|
|||||
T.9- Reprodução
de uma história em quadrinhos (5-10)
|
|||||
T.10- Torcida
com maior quantidade de livros literários (10)
|
|||||
T.11- Contação
de lenda indígena ou folclórica pela família (5-10)
|
|||||
T.12-
Propaganda de um livro literário (5-10)
|
|||||
Rodada de perguntas
e respostas (10)
|
|||||
Relâmpago 3 : Apresentar
um aluno da torcida para contar uma piada ou adivinha (10)
|
|||||
T.13-Mímica do
nome da obra literária (10)
|
|||||
Rodada de Perguntas
e respostas
|
|||||
Relâmpago 4 :
Escolher um aluno da torcida para apresentar a mesa julgadora
A mesa verificar qual leu a maior quantidade de livros no
fichário (10)
|
|||||
Equipe mais organizada (10)
|
|||||
Torcida mais animada (10)
|
|||||
Falta de organização da equipe (-3)
|
|||||
Falta de organização da torcida (-3)
|
|||||
Ultrapassar tempo estabelecido (-5)
|
|||||
TOTAL DE PONTOS
|
apaixonei por todo o material e achei lindo essa borboletinhas caindo!!!
ResponderExcluirObrigado Eliani
Excluir