Texto para teatro: RAULZITO, O JACARÉ DE ALINE BUSSONS



 DRAMATIZAÇÃO BASEADA NO LIVRO RAULZITO, O JACARÉ DE ALINE BUSSONS
Personagens- Raulzito, formiga, tartaruga, peixes, sábio chinês, borboleta, macaco, tico-tico, galinha, cobra e alguém imitando Raul Seixas

Cenário- imitando floresta
ENTRA RAULZITO CANTANDO METAMORFOSE AMBULANTE

Raulzito_ Olá pessoal, sou  Raulzito, o jacaré, moro em um pântano longe daqui, vivo de mudança, por isso sempre estou de malas prontas, sabe tenho duas casas, uma no rio e outra na terra. Mas vou contar uma coisa pra vocês parece que meus vizinhos não gostam muito das minhas mudanças, dizem que sou maluco de viver pra baixo e pra cima, mas não me importo com que dizem e assim vou seguindo viagem... (sai  cantando maluco beleza)

ENTRA A FORMIGA E A TARTARUGA CONVERSANDO, QUANDO ENTRA RAUL E ELAS FALAM:

Formiga _ Raul, ô Raulzito! Deixa de tanta embromação, ou você fica na água ou você fica no chão!

Tartaruga _ Olha só... Lá vai ele! Sempre para lá e para cá. Esse jacaré não sabe mesmo o que quer da vida!

Raulzito_ Por que não posso viver em duas casas?( E começa a cantar a musica no fundo do quintal da escola) pega a mala e sai. (Cantando a musica: No fundo do quintal da escola)

Entra  o peixe, logo depois chega Raul

Raulzito_Bom dia, amigos! O dia não está lindo para nadar?

Peixe 1_ Ora ora ora, pra nós todo dia é dia lindo para nadar.

Peixe 2_Isso porque não vivemos trocando de habitat!

 ( DÃO AS COSTAS PARA RAUL E SAEM)

Raul_ Nossa que mau humor, não entendi o que eles quiseram dizer com habitat, mas acho melhor não perguntar, parece que não estão num bom dia hoje. Quero mais é ser feliz, a vida é tão bela, pra que se preocupar com a vizinhança.
(Se deita como se fosse tomar banho de sol coloca o óculo cantando a musica como vovó já dizia...)

ENTRA O SÁBIO CHINÊS COM UMA PANELA TAMPADA E A BORBOLETA CONVERSANDO E ELE FALA SE DIRIGINDO A ELES:

Raul_ Bom dia Seu Sábio chinês e bela borboleta.
 ( O SÁBIO E A BORBOLETA SE OLHAM E FALAM)

Sábio chinês_ Eu que sou uma borboleta, veja
( SAI DANDO VOLTAS TENTANDO VOAR)

Borboleta _ e eu sou um sábio chinês
 ( FAZENDO COMPRIMENTOS A TODOS)

Raul _ que coisa. Que dialogo mais louco, me fez lembrar dessa canção:
( RAUL CANTA: CONTO DO SÁBIO CHINÊS,  A BORBOLETA E O SÁBIO COMEÇAM  A DANÇAR)

Borboleta _ Vamos ficar na eterna teima!

Sábio Chinês – É isso aí.

Sábio chinês _ Raul você não quer aprender a voar?

Raul _ Claro que sim! Mais será que eu posso, não tenho asas, e acho que estou acima do peso para o vento me levar?

Sábio Chinês:_ ô borboleta! Dá pra você ensinar Raulzito a voar?

Borboleta:_ Yes!  ( muito contente) E nosso sábio chinês trouxe nessa panela um instrumento muito importante para iniciarmos nosso voou.

RAUL CORRE E PEGA ENTUSIASMADO A PANELA PARA DESTAMPAR, DIZENDO:

Raulzito_ Deve ser uma bela e grande asa ou um pozinho mágico de tinker bell...

(QUANDO VAI ABRINDO ENTRA ALGUÉM IMITANDO RAUL SEIXAS E COMEÇA A CANTAR CARIMBADOR MALUCO, TODOS DANÇAM DEPOIS O CANTOR SAI)
RAUL VOLTA A PANELA ABRE COLOCA A CABEÇA DENTRO E COMEÇA A DIZER:

Raul _ Não acredito estou voando bem longe, to na lua, agora Nova Iorque, Bahia, cheguei em Antonina do Norte , no Ceará, Cantando: As minas do rei Salomão

Raul _ voltarei ao pântano pra contar o que conheci aos meus amigos ( SAI )

ENTRA O MACACO E CHEGA RAULZITO COM ALGUNS LIVROS

Macaco_ Raulzito, a quanto tempo não vem ao pântano?

Raul _ Amigo macaco você nem pode acreditar no que conheci através dos livros, conheci o mundo inteiro, entrei em historias interplanetárias, encantadas com magos e bruxas, fui cowboy, um super herói, pense como me diverti.

 Macaco_ (COÇANDO A CABEÇA, MEU QUE DUVIDANDO) Será mesmo raulzito?Você não estará doido.

Raulzito _ Não duvide caro amigo, se quiser lhe mostrarei agora, vamos embarcar nas asas da imaginação?

Macaco _ Sendo assim quero começar  agora.

Raul- Pegue um livro e vamos começar.
( SAEM MUITO EMPOLGADOS)

Macaco_ Que conversa boa com Raulzito, não posso ficar só pra mim o que ele me ensinou, vou contar pra todos lá no pântano, e já vou levando alguns livros comigo para a diversão da turma.
 (SAI MUITO ANIMADO CANTANDO TRECHO DA MUSICA AS MINAS DO REI SALOMÃO)
(RAULZITO APARECE CARREGANDO SUA MALA, E SE DEITA PARA DESCANSAR)

Rauzito_ Estava com saudade do pântano vou descansar um pouquinho antes de falar com a vizinhança.

 (APARECE O TICO-TICO LENDO UM LIVRO SOBRE NATAÇÃO)

Tico-tico_ Que legal, um livro sobre o mundo aquático, agora  quem sabe alem de voar também vou nadar com meus amigos peixes. ( senta-se e começa a ler)

APARECE UMA GALINHA COM UMA FLAUTA E UM MANUAL DE FLAUTA

Galinha_ (toca um pouco) É um sonho, sempre quis ser uma flautista, este livro vai me ajudar com algumas técnicas. ( continua a tocar)

ENTRA A COBRA COM UM LIVRO SOBRE NATAL

 Cobra_ Que legal! Vou já, dependurar meus pares de meias para papai Noel me visitar.
Ah, ia me esquecendo não tenho meias, já sei vou pedir emprestado pra tartaruga que vem chegando ali.

Tartaruga_ ( com um livro sobre montanhas) _ Estou tão feliz acabei de subir a montanhas de Maomé e nem estou cansada.

Formiga: ( com um livro sobre musica)- Que legal esse livro sobre musica, agora além de trabalhar cantarei também.

RAUL OBSERVANDO TUDO DIZ:

Raul _ Parece que o pântano ficou maluco beleza, todos entraram no mundo da leitura isso merece uma grande festa, quero dizer pra vocês que embarque nesse voou, pois a minha vizinhança também aprendeu a voar no mundo encantado da imaginação e tudo que você quiser pode acontecer nesse mundo encantado dos livros.
Ah, pessoal o que importa é ser feliz,  não vamos nos importar com os que os outros falam ou pensam de nós.

Todos_ “Eu sou doido, mas sou feliz
Muito mais louco é quem me diz
Eu sou dono do meu nariz
Em Feira de Santana
Ou mesmo em Paris.”

TODOS COMEÇAM A DANÇAR E CANTAR COM UM LIVRO NA MÃO A MUSICA CARIMBADOR MALUCO


Comentários