Histórias pra compartilhar: O velho, o menino e o burro

Essa história nos mostra que não devemos dar ouvidos a todo mundo.

 O velho, o menino e o burro

Um homem tinha um pequeno burro e ele e todos da sua família gostavam muito daquele burrinho. Mas as pessoas caçoavam dele por possuir aquele burrinho enquanto todos os moradores daquela vila tinham cavalos de porte, cavalos de raça. Ninguém ali naquela vila gostava de burro.
Então não suportando mais a zombaria, as piadas, ele resolveu ir até uma outra vila distante e vender o burro ali. Ele resolveu ir pela cabeça da multidão. E ali foi ele levando o burro para vender no mercado daquela vila distante. E o seu filho adolescente foi com ele. E ambos caminhavam puxando o burro.


No caminho eles encontraram um viajante que foi logo dizendo: - O que é que vocês tem na cabeça pra ir puxando um burro estrada afora sem nada no lombo ele? Ouvindo isso o homem montou o menino no lombo do burro e ele foi puxando o burro com o menino montado.

Logo à frente eles encontraram um outro homem que foi dizendo para o menino: - Ô menino preguiçoso, que vergonha hein, você vai montado no burro enquanto deixa seu pobre pai, já velho e cansado vai a pé? Ouvindo isso o homem tirou o menino de cima do burro e ele mesmo montou. E o menino foi caminhando.
Um pouco mais à frente e encontram uma mulher que gritou para o homem: - Ô seu sujeito egoísta! Você vai no burro e o filhinho a pé, coitado do menino. Ouvindo aquilo o homem mandou o menino montar ali na garupa do burro e foram os dois montados.
Quando já estavam chegando àquela vila, encontraram um viajante que perguntou ao homem: - Esse burro é seu? O homem disse que si. E o viajante continuou: - Pois não parece, pelo jeito como o senhor trata o bicho. Ora, o senhor é que devia carregar o burro em lugar de fazer com que ele carregue duas pessoas.
Na mesma hora o homem desceu do burro, amarrou as pernas do burro num pau, contratou duas pessoas que passavam ali, e lá se foram, pai e filho e os dois homens aos tropeções, carregando o burro até aquela cidade.
Quando chegaram, todo a multidão da cidade começou a rir e a zombar do homem carregando o burro daquele jeito.

Moral da história: Dar ouvidos à todo o mundo é que é verdadeiramente a maior burrice.


Comentários