Dinâmica: ACOLHIDA E INTEGRAÇÃO - AS FLORES DO JARDIM ENCANTADO

DINÂMICA DE ACOLHIDA E INTEGRAÇÃO


Desenvolvimento: Ao som de uma música de sua preferência, passar uma cesta com flores ( as flores podem ser a lembrancinha do encontro no lápis ou caneta), onde cada participante pega uma para si.  Após todos estarem com a flor, formaram um círculo e escutarão a história abaixo e deverão realizar a ação correspondente a cada cor de flor.

AS FLORES DO JARDIM ENCANTADO

         

Era uma vez um jardim encantado. Neste jardim havia muitos canteiros. Em cada um deles, flores de todos os tipos, tamanhos, cores e com variados e deliciosos perfumes. Neste jardim encantado não chovia, embora todas as flores necessitassem de muita água para viver. Por não chover no jardim encantado, as próprias flores desenvolveram a capacidade de se transformarem em jardineiras. Assim, elas sobreviviam, regando umas às outras, e com gotas de água de diferentes tipos.

Havia no jardim encantado uma gota de água que se chamava “BOM DIA”/ “BOA TARDE” OU “BOA NOITE”, estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores AZUIS. Todos os dias, de manhã bem cedinho, as flores AZUIS se transformavam em jardineiras e regavam cada uma de suas amigas com as gotas de “BOM DIA”/ “BOA TARDE” OU “BOA NOITE” para viver aquele dia.

Uma outra espécie de água chamava-se BEIJINHO, estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores rosas, da mesma forma como a anterior, estas DISTRIBUIAM entre as companheiras BEIJINHOS, que eram soprados para cada flor do jardim.

Diariamente todas as flores precisavam também das gotas de água chamadas UM APERTO DE MÃO, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores LARANJA. A cada altura do dia elas se transformavam em jardineiras e espalhavam APERTOS DE MÃO carinhosos para cada uma das flores.

Havia ainda gotas muito especiais que as flores jardineiras precisavam muito, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores VERMELHAS. Todas as flores esperavam com ansiedade a visita das flores VERMELHAS. As gotas que elas distribuíam chamavam-se ABRAÇO CHEIO DE AMOR.


E assim, as flores do jardim encantado viviam muito felizes. Todas davam e recebiam as gotas necessárias para viverem uma troca ilimitada. As flores do jardim viviam muitos anos, esbanjando cores e formas lindas até desaparecerem felizes para dar lugar às novas flores que nasciam diariamente. Estas, logo davam e recebiam as gotas especiais que faziam daquele jardim um lugar ENCANTADO.                                                                                                                  


(Edson Ponick ) Dinâmica encontrada na internet


Comentários