Dinâmica: A Bala do Momento

Dinâmica: A Bala do Momento


Objetivo: perceber a importância de ajudar e receber ajuda do próximo e também avaliarem a aula ou o momento.
Material:
Saco de bala sortidas (as balas mastigáveis geralmente são sortidas).
Distribua três balas para cada participante sem se preocupar com os sabores;
    
Desenvolvimento:

Conte uma pequena história:

Estamos em um avião (ou qualquer outro meio de transporte de sua preferência) fazendo uma longa viagem e infelizmente fomos informados que ocorreu um problema no motor da asa direita. Lamentamos informar, também,  que o motor da asa esquerda acabou de dar pane. Só poderão ser salvas as pessoas que tiverem três balas do mesmo sabor na mão;

 1ª Ação integração do grupo:

Neste momento espere para ver a reação do grupo.
 Em geral as pessoas começam a correr e trocar suas balas. Às vezes, ocorre de algumas pessoas simplesmente não trocarem e sim arrancarem das mãos dos outros as balas que necessitam sem ao menos pedir licença.
Observe a forma como o grupo vai se comportar e conclua a dinâmica pontuando:

·      Quem não pensou em ninguém, somente em si mesmo.
·      Quem demorou a tomar uma decisão. Não soube o que fazer a principio, ficou esperando a reação dos outros.
·      Quem procurou o que precisava, porém, também ajudou os outros.
2ª Ação para avaliar :
Antecipadamente, faça uma relação de sabores com o que deseja que as pessoas respondam.
  • bala de morango - o que me deixa alegre nas aulas de português; 
  • bala de limão - o que eu não gostei nas aulas de português ;
  • bala de abacaxi - o que eu quero que façam para  ficar mais atento nas aulas de português.



Comentários

  1. ADOREI A DINAMICA! FAREI NO PRIMEIRO DIA DE AULA COM MEUS ALUNOS!!

    ResponderExcluir
  2. Incentivando a solidariedade, a iniciativa, o dinamismo, a agilidade, etc

    ResponderExcluir
  3. Amei a dinâmica ,simplesmente perfeita para o momento com minha equipe

    ResponderExcluir
  4. Amei demais essas dinâmicas, vou aplicar na minha sala quando retornarmos as aulas presenciais.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa essa dinâmica! Vou aplicá-la com os professores!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dinâmica, adaptei para o ensino de matemática, foi perfeita, obrigada professora Cris Arrais por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Essa dinâmica é muito boa.

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas dinâmicas! Seu blog, prof.Cris Arrais é um sonho mágico!

    ResponderExcluir

Postar um comentário