Dinâmica: TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS - Caça ao tesouro



Objetivo: Identificar os gêneros textuais estudados dentre outros.

Metodologia:
Providenciar recortes de textos de diversos gêneros para expor nas paredes da sala e uma premiação;
Dividir a turma em grupos;
Pedir que fiquem atentos para leitura das pistas;
A cada pista lida os alunos procurarão o gênero que esta sendo falado nas paredes da sala;
Vence a equipe que conseguir encontrar a maior quantidade de Gêneros textuais.


PISTA 1


Mariana adora as histórias dos Irmãos Grimm e está ansiosa para assistir ao seriado norte-americano: Grimm (série), onde os episódios são fundamentados em um gênero escrito por esses irmãos. (Contos)


PISTA 2

Beatriz é mãe de duas crianças, e ela gosta muito de ler histórias fantásticas cujos personagens são animais, os quais sentem agem e pensam como os seres humanos, que expressam e veicula uma norma de conduta para sintetizar a essência humana, suas emoções e sentimentos, essas histórias contêm um fundo moral para a educação humana, assim ao ler este gênero, ela está também ensino aos seus filhos, auxiliando a criança a lidar com o presente, preparando-a para lidar com problemas do cotidiano, a sair da fase da ingenuidade, a adentrar a fase adulta da vida e enfrentar o mundo real. (fábulas)

PISTA 3

Marta e Paula são amigas e gostam de muitas coisas em comum e ficaram felizes ao saber que em sua cidade irá ter um show de um humorista famoso, e as amigas estão planejando ir show, e ouvi um gênero textual que a fazem rir muito. (piadas)

PISTA 4

Lucas e Caio estavam cheios de expectativas para o final de semana. Eles aguardavam ansiosamente o convite da tia de Caio para levá-los ao shopping. Chegando lá, lancharam, brincaram e se divertiram. Mas a ultima programação do dia ainda estava por vir... A dúvida era escolher diante de várias opções qual aquela que interessaria aos dois amigos. Para decidir leram um gênero contido na programação e escolheram conhecer uma história em 3D. (sinopse)

PISTA 5

Cláudio e João são grandes amigos e costumam fazer várias atividades juntos: ir à praia, jogar sinuca e futebol, embora sejam torcedores de times adversários. Tinham combinado de assistir juntos ao clássico do campeonato de futebol, mas um imprevisto impediu João de ir.
No dia seguinte, Cláudio ao ler o jornal, viu uma imagem que fez dar gargalhada e lembrar o seu amigo. Para não perder a piada, ele mandou o jornal para João, na intenção de brincar com ele. (charge)

PISTA 6

Julia voltou do colégio muito animada! Ela não via a hora de realizar com seus pais e irmãos a mesma tarefa que fez com os colegas do colégio.
Pediu que todos inventassem objetos e dessem nomes a eles. Depois decidiu fazer uma votação das invenções mais criativas e sugeriu que transformasse os resultados da votação em um gênero que fosse adequado para observar esses dados. (gráfico)

PISTA 7

Aparecida recebeu uma proposta de trabalho que a deixou muito contente! Mas ela tinha que sair da sua cidade para morar em outro estado. Muito duvidosa da escolha que tinha que fazer, consultou a opinião de vários amigos e ainda não satisfeita, foi em busca de outro gênero, escrito para prever o futuro. (horóscopo)





 

Comentários

  1. Ótimo jogo. Irei trabalhar com meus alunos. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! estou amando essas ideias. material riquíssimo. Grata por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde !!! excelentes ideias, meu muito obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE RECEBER MAIS PISTAS.

    ResponderExcluir
  5. Poderia me dizer as respostas de todos?

    ResponderExcluir
  6. Vou trabalhar essa dinâmica. Muito ba. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Dinâmicas excelentes! Parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário