Texto para teatro: MAROQUINHAS FRU-FRU de Maria Clara Machado



                          1.    MAROQUINHAS FRU-FRU RECEBE UMA SERENATA
Maria Clara Machado

Personagens: Maroquinhas, Zé Meloso, Guarda Pedrito, empregado.
Cenário: Uma praça com uma a casa de Maroquinhas ao fundo. Uma janela.
(SURGE ZÉ MELOSO COM UM VIOLÃO)
ZÉ MELOSO: Onde será? Onde será a casa dela? É aqui. Sei que é o número 35. Sinto cheiro de jasmim... Ouço um suspiro forte de moça. De onde virá? Daqui? Não, este ainda não é o número 35. É o 33. Diga 33, Zé Meloso, para ver se acalma o seu coração. Estou perto, 33, 34, eis o 35. Vou começar a agir agora mesmo. E vocês verão que de Zé Meloso ninguém ganha...
(ZÉ MELOSO COMEÇA A CANTAR E TOCAR)
MAROQUINHAS: (APARECENDO NA JANELA) Oh! Desconhecido, de onde vindes? Quem é que a esta avançada hora vindes despertar-me dos meus sonhos?
ZÉ MELOSO: Sou o Zé de Sousa Meloso, vim da Capital e trouxe para a senhora lindos presentes da minha terra. Um santinho de pedra-sabão, uma água marinha, um pote de melado, um papagaio falador, um xale de tricô e outros mimos para a senhorita.
MAROQUINHAS: Um pote de melado! Oh, senhor Meloso, que delicadeza! Estava mesmo sonhando com um pote de melado, um papagaio, um xale de tricô! Ai, meu Deus!
ZÉ MELOSO: Então sonhavas comigo! (OLHANDO PARA A PLATEIA) Que perigo!
MAROQUINHAS: Nem tanto, senhor, nem tanto!
ZÉ MELOSO: E agora, minha empada, meu tutu, meu pastelão, minha rosa, meu cravo, meu jasmim, comecem a música...
(COMEÇA A SERENATA E ZÉ MELOSO SIMULA ESTAR CANTANDO E ENTRA O EMPREGADO TRAZENDO MUITOS PRESENTES, ENQUANTO ISSO CHEGA O GUARDA PEDRITO QUE FICA OBSERVADO DE LONGE)
PEDRITO: Que vejo meu Deus, que vejo! Será um ladrão Sou o guarda Pedrito e tenho que vigiar a casa de Maroquinhas Fru-fru. Oh! É uma serenata. Vou me esconder.
MAROQUINHAS: Oh, senhor Meloso! Que presentes tão lindos!
ZÉ MELOSO: Vim de longe do sertão, passei serra, passei mundo, To cansado, to imundo, queridoca, to aqui pra pedir a sua mão. Senhora vim pedi-la em casamento.
MAROQUINHAS: Oh!
PEDRITO: Em casamento! Ora, vejam só!
ZÉ MELOSO: sou solteiro e vacinado, tenho casa com jardim e galinheiro. Senhora Fru-fru, quer se casar comigo? Também tenho dinheiro.
MAROQUINHAS: Oh, senhor1 Sou noiva...
ZÉ MELOSO: Quem é o noivo?
MAROQUINHAS: O guarda Pedrito.
ZÉ MELOSO: O guarda Pedrito? Há... Ha... Ha... (RINDO)
MAROQUINHAS: Oh!
ZÉ MELOSO: Aquele guarda é um bobão...
MAROQUINHAS: Oh!
ZÉ MELOSO: Que nem sabe tocar violão!
MAROQUINHAS: Ah! Isto é verdade.
ZÉ MELOSO: E nem sabe tocar as modinhas da cidade.
MAROQUINHAS: Ah! Isto é verdade.
ZÉ MELOSO: E nem sabe dar lindos presentes.
MAROQUINHAS: Isto é verdade.
ZÉ MELOSO: ele por acaso já deu tão ricos presentes?
MAROQUINHAS: somente um saco de pipocas.
ZÉ MELOSO: E estavam gostosas?
MAROQUINHAS: De-li-ci-o-sas...
ZÉ MELOSO: Espere um pouco (PEGA O CELULAR E LIGA PARA O EMPREGADO) Empregado traga-me um saco de pipocas agora.
(O EMPREGADO CHEGA RAPIDINHO E ENTREGA UM SACO DE PIPOCAS A MAROQUINHAS)
MAROQUINHAS: (PROVANDO UMA PIPOCA) Estas também estão deliciosas!
ZÉ MELOSO: senhora Fru-fru, em nome dessas pipocas, quer se casar comigo?
MAROQUINHAS: Não posso senhor, não posso. Sou noiva...
ZÉ MELOSO: O guarda Pedrito é um grande medroso.
MAROQUINHAS: Ah, isso não... O guarda Pedrito é o guarda mais corajoso do mundo. E o senhor pode ir embora, está ouvindo? Ninguém pode chamar o guarda Pedrito de Medroso. (ENTRA E FECHA A JANELA)
ZÉ MELOSO: Senhora Fru-fru, senhora Fru-fru... Volte que eu também sou corajoso...
PEDRITO: (ENTRANDO EM CENA) Se é corajoso, prepare o muque.
(MUSICA DE LUTA PARA FUGIR)
ZÉ MELOSO: (FUGINDO) O guarda Pedrito... Ui... Ui...
(MUSICA ROMÂNTICA PARA A VOLTA DE PEDRITO)
PEDRITO: Maroquinhas... Maroquinhas... Apareça, minha querida.
MAROQUINHAS: Já disse senhor Meloso, que não quero nada com o senhor...
PEDRITO: (PARA O PÚBLICO) Ela está pensando que eu sou o Meloso. Sou eu, Maroquinhas, sou eu o guarda Pedrito.
MAROQUINHAS: e ainda por cima querer passar pelo guarda Pedrito Imitando a voz dele. Espere aí, que você aprenderá. (APARECE COM UM BALDE D’ÁGUA E DERRAMA EM CIMA DE PEDRITO) E agora vá-se embora, senhor Meloso... Homem audacioso.
PEDRITO: Ui... Ui... (CAINDO)
MAROQUINHAS: (PERCEBENDO O QUE FEZ) Oh! É o Pedrito... Oh, que fiz? Será que quebrei o seu nariz?
PEDRITO: Ai... Ai...
MAROQUINHAS: Aqui estou meu formoso... Tudo por causa do Meloso. Será que ele morreu? Acorde, acorde, Pedrito.
PEDRITO: Ai... Ai...
MAROQUINHAS: Oh1 Ele está vivo... Acorde meu herói...
PEDRITO: Ai, minha cabeça como dói... (LEVANTANDO)
MAROQUINHAS: Oh! Pedrito vamos passear, vamos ao parque?
PEDRITO: Comprar pipocas?
MAROQUINHAS: sim, pipocas. Vamos. Pedrito.
(COM FUNDO MUSICAL APAIXONADO, DÃO UMA VOLTA E SE SENTAM-SE)
PEDRITO: Maroquinhas... Maroquinhas.
MAROQUINHAS: Que é Pedrito?
PEDRITO: (ENVERGONHADO) Eu... Eu tenho uma surpresa para você...
MAROQUINHAS: O que é Pedrito?
PEDRITO: Sabe Maroquinhas... Eu fiz um verso para você...
MAROQUINHAS: Oh! Pedrito, diga. Diga logo, Pedrito... Deve ser tão bonito...
PEDRITO: Então lá vai:
Quando o Meloso vi em tua janela,
Confesso que fiquei bastante aflito,
Mas logo vi que o maior amor no mundo
É só de Maroquinhas e Pedrito...
MAROQUINHAS: Lindo... Lindo, Pedrito, profundo... Você é o poeta melhor do mundo... E o melhor guarda-noturno!
PEDRITO: Vamos passear meu bem?
MAROQUINHAS: Vamos Pedrito, vamos comer pipocas.
(COM UM FUNDO MUSICAL OS DOIS SAEM DE BRAÇOS DADOS)

Maroquinhas Fru-fru recebe uma serenata - Maria Clara Machado, do livro:
 A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos, paginas 112- 120.

 

Comentários

Postar um comentário