Texto para teatro: O nascimento de Jesus


“DRAMATIZAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS"

  I - ANÚNCIO DO ANJO A MARIA.

NARRADOR: Lc 1, 25-28 : No sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma Cidade chamada Nazaré. Foi a uma Virgem, prometida em Casamento a um Homem, chamado José que era descendente de Davi. E o nome da Virgem era Maria. O Anjo entrou onde ela estava
 e lhes disse:

(Maria está ajoelhada rezando próximo a uma mesa com uma vela acesa)
*Música de fundo sobre Maria mãe de Jesus
ANJO: ( por traz de Maria, estendendo a mão diz) :Alegra-te cheia de Graça , o Senhor está contigo! Eis que venho trazer-te um anúncio do Senhor: Tu foste escolhida para ser a mãe do Salvador.
MARIA –( Maria levanta e fica à frente do Anjo) Mais como isso se fará possível, pois não conheço homem algum...
ANJO – Não tenha medo Maria ficarás grávida pela força do Espírito Santo, o filho que nascer de ti será chamado filho de Deus! (o anjo se Retira).
MARIA- (vai à frente e proclama:) Minha alma  engrandece ao Senhor e exulta meu Espírito em Deus meu Salvador.
 
II - O DILEMA DE JOSÉ

NARRADOR – Ao saber da gravidez, José, o noivo de Maria, homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.

(José está trabalhando como carpinteiro)
*Música de fundo sobre são José

MARIA -  José meu marido, tenho algo a lhe contar, é maravilhoso e vais se alegrar-te comigo!
JOSE: Conte-me querida Maria.
Maria: ontem estava rezando e um anjo anunciou que ficaria grávida pela força do Espírito Santo
JOSÉ: O que estás me falando não pode ser verdade. Maria eu estou muito decepcionado. Eis que não pode mais ser minha noiva nem esposa.
MARIA: José não fique assim, acredite na bondade de Deus. Eis que minha prima Isabel era estéril, também ficou grávida pela força do Espírito Santo. (Maria sai)

JOSÉ – Maria não! Se fosse outra pessoa eu até entenderia... Como isso pode acontecer? Filho de Deus?! E eu que pensava ter encontrado alguém tão pura... Maria, por que você fez isso comigo? Por quê? Por quê? Trair-me as vésperas do casamento! Por que me Deus? Porque isso está acontecendo comigo Senhor? (José se deita e dorme)



III - O SONHO DE JOSÉ

NARRADOR – Enquanto José dormia lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor.
(José está dormindo e o anjo se aproxima)

ANJO – José, filho de Davi, não temas por receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará a luz à um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. (Anjo sai)

JOSÉ – Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais. Mas meu Deus olhou pra mim e me escolheu pra ser pai do filho teu! Eis me aqui se faça em mim o teu querer! Sou teu José! Simples José, e nada mais!


IV – REENCONTRO DE JOSÉ E MARIA

NARRADOR – Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa, sem que ele a tivesse conhecido.

(Maria esta varrendo a casa, com a barriga crescida e José se aproxima e recebe Maria em seus braços)
*Música de fundo sobre Maria mãe de Jesus
JOSÉ: Minha querida e amada Maria estou com muitas saudades de ti e do filho de Deus que será nosso também, pois tu és agraciada por Deus... Olha Maria, ontem eu tive um sonho e nele um Anjo apareceu e me falou que você dará a luz a um filho, concebido pela força do espírito santo a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o povo de seus pecados.
MARIA- José, meu querido, é maravilhoso e escolhido por Deus para ser o Pai adotivo do nosso Jesus. 


V - À PROCURA DE UM LUGAR PARA FICAR

NARRADOR: Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Esse recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se na sua cidade natal. Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém da Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram–se os dias para o parto.

JOSÉ – Com licença, tem hospedagem para dois? Minha esposa está grávida.

HOSPEDEIRO – Não. Nós estamos lotados.

MARIA: José, já se aproxima a hora do parto e não temos onde ficar,  ninguém nos acolhe.

JOSÉ – Boa noite. Por favor, senhor! Minha esposa está para dar a luz, o senhor tem hospedagem para dois?

HOSPEDEIRO – Desculpe: nós estamos lotados. Aliás, por causa deste recenseamento a cidade está cheia, e todas as pousadas já devem estar lotadas! Mas, se o senhor não se importar, vocês pode ficar no estábulo...

JOSÉ – Obrigado senhor! Nós aceitamos!

 MARIA: Vamos José para o campo, quem sabe os animais nos acolhem.

 JOSÉ: Vamos Maria, Deus providenciará tudo para nós e nosso filho.

VI – O PRESÉPIO

NARRADOR – Estando eles ali, completaram-se os dias dela e deu a luz a seu filho primogênito, e envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio.

(Maria e Jose estão ajoelhados aos pés de Jesus que esta na Manjedoura)
*Música sobre o nascimento de Jesus

NARRADOR: Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. Um Anjo do Senhor apareceu aos pastores, a gloria do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: Não tenhas medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de Sinal: encontrareis um recém-nascido envolvido em uma Manjedoura.

PASTOR – Um anjo nos apareceu e disse para virmos até aqui e encontraríamos o Cristo Senhor, o recém-nascido envolto em faixas numa manjedoura. É verdade! Veja o nosso salvador!

PASTORES: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados!
NARRADOR – E eis que a estrela que os magos tinham visto no oriente os foi procedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. – Entrando na casa, achara o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes:

MAGO 1 – Ouro, para o rei dos metais.
MAGO 2 – Incenso, para perfumar a casa do Senhor.
MAGO 3 – Mirra, a erva mais preciosa do leste.


NARRADOR – No principio era o Verbo. O Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.


*TODOS CANTAM: Música sobre o nascimento de Jesus


Comentários

  1. Muito bom amei me ajudou muito porque vóyofazer uma peça lá na igreja

    ResponderExcluir
  2. Que bom. Fico feliz em ajudar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário